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  • Setor de rebobinamento

 

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WEG tintas para proteção e beleza


As Tintas Industriais WEG estão presentes em quase todos os produtos do nosso dia a dia, seja em nossas casas oferecendo proteção e beleza, em equipamentos para clínicas médicas, consultório, supermercados e muitos outros.

Atendendo aos mais diferentes mercados, a WEG desenvolve produtos de alta performance, como as tintas sem solventes, altos sólidos, alta espessura, de secagem rápida e as tintas isentas de metais pesados.

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Manutenção de motores elétricos


 

Os motores elétricos são responsáveis por grande parte da energia consumida nos segmentos onde seu uso é mais efetivo, como nas indústrias, onde  representam em média mais de 50%  do consumo de eletricidade dessas instalações. São, portanto, equipamentos sobre os quais é preciso buscar, prioritariamente, a economia de energia. 

Nos motores elétricos as operações de controle de materiais e equipamentos têm na sua maioria um efeito direto sobre  o estudo mecânico e elétrico destes equipamentos, agindo direta ou indiretamente sobre seus rendimentos. Neste capítulo são apresentadas ações que, se adotadas pelos técnicos de manutenção, resultarão na melhoria do  rendimento dos motores existentes em suas instalações, proporcionando economia de energia elétrica. 

Cabe ainda observar que 90% dos motores elétricos instalados são assíncronos com rotor em curto-circuito, sendo portanto este tipo de equipamento objeto da análise a seguir apresentada.

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Recuperação de motores elétricos


É preciso cautela na hora de trocar um motor que apresentou defeito. Quando um motor falha, a decisão entre a troca e o rebobinamento deverá estar baseada em qual das duas opções trará para a empresa o retorno em menor tempo. No entanto, se o tempo não for crítico, então a política de gerenciamento de motores deverá orientar sobre a reposição ou o reparo do motor, com base no custo mínimo durante o ciclo de vida..

 

RECOMENDAÇÕES PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DOS ROLAMENTOS

  • Utilizar as graxas recomendadas pelo fabricante em função do serviço e da temperatura. 
  • (salvo se houver evacuador automático de graxa)
  • Não engraxar excessivamente os rolamentos e limpá-los com gasolina antes de colar a graxa nova
  • Respeitar os intervalos de lubrificação
  • Para os mancais lubrificados a óleo, verificar os anéis de retenção e utilizar o óleo recomendado. 
  • Observar a temperatura dos mancais em operação. 
  • Cuidar para que a temperatura ambiente permaneça dentro dos limites normais. 
  • Se o motor precisa funcionar num ambiente anormal, assinalar este fato ao fabricante no momento do pedido. 
  • Durante a limpeza, evitar dos epósitos de poeira nas caixas de rolamentos
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